Buscar
  • Sinsenat

SINSENAT participa de Pré-conferência Municipal da Saúde

Nesta sexta-feira, 29, aconteceu a Pré-conferência da Região Oeste com o tema: Democracia e saúde. O evento foi realizado no auditório do Centro Municipal De Referência Em Educação (CEMURE), as Pré-conferências vem sendo realizadas ao longo do mês de março, discutindo as necessidades de cada região da cidade. Esta etapa é preparatória para a Conferência Municipal de Saúde e posteriormente, a Conferência Nacional de Saúde. É uma construção coletiva que reúne a comunidade em geral, Secretaria Municipal de Saúde, entidades sindicais, dentre elas o Sinsenat e demais atores que trabalham e militam em prol da saúde pública.


As conferências são instrumentos de controle social das políticas do Sistema Único de Saúde em todas as suas instâncias, municipal, estadual e federal, é um direito constitucional adquirido desde a constituição de 88, que colabora coletivamente para a criação e implementação das políticas públicas que garantem o acesso à saúde pública e de qualidade a todos. "A saúde pública vem sofrendo diversos ataques por parte do atual governo federal, reduzindo os recursos que custeiam os serviços da saúde no Brasil.


Um grande ataque à manutenção do Sistema Único de Saúde, foi a aprovação da Emenda Constitucional 95 que congela os investimentos em saúde pública por 20 anos. Este é um momento de unir todos os brasileiros e brasileiras em defesa do SUS, não podemos permitir a destruição deste que é um dos serviços indispensáveis à vida da população. Saúde de qualidade e gratuita é um direito de todos", destacou Miranice Crives, representante do Sinsenat no Conselho Municipal de Saúde de Natal.


O Governo Federal quer aprovar a desvinculação dos recursos que hoje são destinados à saúde, para que possam ser remanejados para outras áreas. Essa medida ameaça a manutenção do SUS, não é possível oferecer saúde gratuita sem investimento. A população precisa estar ciente destas ameaças e abraçar esta causa.


A Conferência Municipal de Saúde acontecerá no dia 23 de abril, no hotel Holliday Inn. É fundamental a participação de todos e todas.












0 visualização
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube ícone social

© 2019 

Website criado pelo SINSENAT