Buscar
  • Sinsenat

Sinsenat comemora vitória da Ciência e chama categoria a iniciar o cadastro no sistema RN+Vacina


Com a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste domingo (17) para uso imediato das vacinas do Instituto Butantan e da Fiocruz, a Ciência venceu frente à sua postura ‘negacionista’ do governo. Essa é a avaliação da coordenadora geral do Sindicato dos Servidores do município de Natal (Sinsenat), Soraya Godeiro.


Ela comemorou a vitória da Ciência e do Sistema Único de Saúde (SUS), mas lembra que para fazer uma campanha de vacinação não basta ter vacinas. “Por isso, ainda em dezembro, iniciamos uma cobrança de um plano municipal de imunização de vacina contra Covid 19 à prefeitura de Natal, exigindo que a vacina seja garantida como direito universal, além de definir as diretrizes, objetivos, metas, recursos financeiros, calendário e critérios dos primeiros grupos prioritários a serem vacinados até alcançar toda a população”, disse Soraya, ao pontuar a luta do Sindicato pela vacinação junto ao Conselho Municipal de Saúde, que aprovou a resolução apresentada.


Agora, o Sindicato chama a categoria a iniciar o cadastro no sistema RN+Vacina. O sistema foi aberto às 12h desta segunda-feira (18). Através do acesso https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/, as pessoas poderão se cadastrar com seus dados pessoais e inserir informações quanto aos grupos de risco e comorbidades. O cadastro irá auxiliar na criação de um banco de dados com o perfil da população potiguar, permitindo mais equidade, controle social e transparência ao processo de vacinação.


Um programa do governo do Estado do Rio Grande do Norte em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que vai permitir que o Estado organize junto aos municípios a distribuição e controle da aplicação das vacinas, desde a central de distribuição do Estado até a central de distribuição do município, e da sala de vacinação até o braço do paciente.


Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação em todo país está prevista para começar `s 17h de hoje.

64 visualizações0 comentário
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube ícone social

© 2019 

Website criado pelo SINSENAT